segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ambigüidade - "Além do dentista, eu uso e recomendo Sensodyne"

Galináceos da publicidade ansiosos por pegarem os erros mais embaraçosos dos anúncios, uma pequena amostra de como um pequeno erro de ambigüidade é capaz de gerar desentendimentos na comunicação do seu produto e prejudicar a imagem que a agência pretende passar na campanha.

Esse texto super bem-humorado é do blog "Aconteceu, virou texto!" ( pra quem quiser conhecer, aí vai o link da página: http://aconteceuviroutexto.blogspot.com/2005/04/ambigidade-alm-do-dentista-eu-uso-e.html ). Uma simples propaganda de creme dental se transforma numa campanha de apologia aos romances extraconjugais. Tudo isso devido à uma única frase pronunciada de maneira ambígua e cheia de lacunas:

"Eis que eu estava aqui no computador conversando fiado enquanto ouvia a televisão ligada. De repente, alguma força misteriosa do além me fez prestar atenção na propaganda do "Sensodyne", aquele creme dental para dentes sensíveis. Quem estrela a propaganda é a insossa Malu Mader, que chega ao dentista e reclama não poder tomar nada gelado, nem muito quente. O dentista, à vontade com as câmeras como se estivesse pelado numa missa, responde entre dentes cerrados que também sofria com dentes sensíveis, mas que agora, tudo está "óóóótêmo" porque passou a usar "Sensodyne" com minerais e trololós. Até aí, "Sensodyne" era só mais uma pasta dental para dentes sensíveis. Até que surge a surpresa, aparece a Musa Malu Mader tomando sorvete e a dizer a maravilhosa frase: "Hoje, além do dentista, eu uso e recomendo Sensodyne!"Leia novamente.Essa frase me lembrou muito as aulas de Ética/Filosofia do Boaventura! Isso é o reflexo da Modernidade Líquida, é a superficialidade das relações. Ninguém se entrega aos relacionamentos, usamos as pessoas como se elas fossem cremes dentais, que depois de extrairmos o que há de melhor deles, jogamos fora! Isso sem contar o absurdo que é o apoio da mídia ao adultério como sinônimo de emancipação feminina! Malu Mader é uma Musa casada! Por outro lado, a "Modernidade" sugere que por sua vez, as mulheres estão aprendendo que burro amarrado também pasta! "Pasta"! "Pescou, corega?" "Pasta!""Sensodyne" é o creme dental da mulher moderna! Moderna como a Malu, que usa e recomenda o uso! É isso aí, mulherada, tem de usar os homens mesmo! O dentista, o advogado, o médico...mas não se esqueçam de usar o "Sensodyne" só porque os publicitários responsáveis cometeram um erro gravíssimo desses, ok?!PS: Tenha uma boa alimentação e uma boa higiene bucal e talvez você não precise usar "Sensodyne". Uma boa evolução moral pode lhe impedir de usar os homens...Mas erro absurdo de ambigüidade, só uma boa aula de Português de segundo grau lhe ajuda a evitar! E a sua professora preocupada em lhe enfiar Gramática garganta abaixo..."


3 comentários:

  1. HUAHUAHAUHAUHAUA!! Caramba, nunca na minha inocente vida eu tinha percebido isso! Muito massa! Tb adorei as divagações sobre o uso, a modernidade líquida e a pasta, kkkkkk! Mt bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. aoiauoiuaoaiuaoaiuaoiu
    muiiiito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. huAHUAuhaUHAuhaUHAhuaUHAuhaUHAuhaUHAuhaUHAuhhaUHAuhaUHAuhaUHAhuaHUAhuaHUAhuaUHAhuaHU
    E eu juro que eu estava apenas procurando a composição química da Sensodyne.

    ResponderExcluir