quarta-feira, 3 de junho de 2009

Logomarcas ambíguas

Todo aluno que já fez a disciplina de Psicologia aplicada à Comunicação ( desculpe, prezados galinhos do 1º e 2º semestres de publicidade) deve se lembrar da Gestalt e seu estudo sobre a percepção que é muito útil para os publicitários. A questão da figura-fundo, por exemplo, é bastante esclarecedora sobre como uma figura ambígua pode confundir nossa percepção e gerar mais de uma interpretação a respeito de uma imagem.

É um conceito que cabe perfeitamente à criação de uma logomarca. Ela vai se tornar a representação da empresa, da agência ou de qualquer outra organização para a sociedade, por isso, deve ser muito bem pensada e levar em consideração os valores da marca com que estaremos trabalhando. Quaisquer enganos ou desatenções na hora da criação de uma logo podem levar a interpretações erradas posteriormente e gerar mais de um sentido para uma imagem que deveria ser simples e mostrar de maneira clara o estilo da marca

As logos a seguir, por exemplo, não foram muito felizes na hora de suas criações:
AVISO: O DUPLO SENTIDO GERADO POR ESSAS LOGOMARCAS PODE CHOCAR ALGUMAS PESSOAS. (EMBORA EU DUVIDE MUITO QUE O POVO DA PUBLICIDADE VÁ SE CHOCAR COM ISSO).






2 comentários:

  1. A maldade está nos olhos de quem vê! Fikdik!

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  2. Minha nossa senhora!!! Rapaz, acho que até um presbiteriano fervoroso reconheceria o teor de esculhambação nessas logos. =D

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