sexta-feira, 5 de junho de 2009

Universidade esbarra no português ao homenagear mães

Pessoal!!!
Essa é uma mancada séria!!! Uma UNIVERSIDADE, ao homenagear as mães em maio, cometeu diversos erros de português no anúncio. No fim, o que era pra ser uma delicada mensagem destinada às mães acabou por ser um Titanic gramatical. O fato de que uma instituição de ensino está envolvida nisso agrava ainda mais a situação, porque mexe exatamente no alicerce em que ela se baseia: educação. Educação que deveria ser de qualidade também.
O texto, extraído do blog "Ética Universitária" (link pro blog: http://etica-universitaria.blogspot.com/2009/05/erros-de-portugues.html) explica bem a situação:
"Estranheza foi a sensação de muitos leitores da zona sul do Rio Grande do Sul ao abrir a edição de domingo do jornal Diário Popular de Pelotas e se deparar, na página 29, com o que era pra ser uma singela homenagem às mães, prestada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Acompanhando a imagem de uma mãe com um bebê, o anúncio institucional alusivo à data trazia o pensamento: "Mãe que ama, que proteje, que educa. Simplismente mãe. Parabéns pelo seu dia. 10 de maio - Dia das Mães".Os desvios ortográficos das palavras protege e simplesmente chamaram a atenção ainda no domingo e repercutiram nas rodas de estudantes durante toda a segunda-feira. O anúncio é assinado pela agência Agente de Comunicação da Universidade e não remete a erro de digitação, já que se repete em duas palavras. O trecho também apresenta a carência de uma vírgula, além de deixar pressuposto a convenção do dia 10 de maio como o Dia das Mães.
Segundo a professora de Português de um curso pré-vestibular de Pelotas, Lena Fuão, situações como estas se constituem, em sua maioria, pela escassez de leitura, e em casos de publicidade é preciso redobrar a atenção. "Tudo indica ser um conjunto de erros, porque alguém escreveu, mas faltou uma revisão por mais de uma pessoa. Texto funciona assim", comentou. A professora afirmou que "o sucesso para a linguagem e a ortografia adequadas está na leitura e na escrita".Diversas foram as tentativas de contato com a agência Agente pela nossa equipe, mas não obtivemos retorno. O erro do anúncio foi reconhecido e avaliado como grave pelo reitor da UCPel, Alencar Proença. "Errar é do ser humano, mas se envolver numa situação desta natureza é extremamente desagradável. O erro é, sim, grave. Vamos tomar providências internas para apurar efetivamente onde aconteceu, o responsável pelo fato e adotar as medidas administrativas correspondentes", ressaltou o reitor, reiterando que não haverá nenhum tipo de nota pública de retificação."

Ah, e o infame anúncio para que vocês dêem uma olhadinha:


Por isso, aprendam: revisem os seus textos antes de enviá-los. Um erro de vírgula muitas vezes pode custar o seu emprego. ( é pra fazer medo mesmo!)

Um comentário: